CONTOS & LENDAS
A ARTE DE enCANTAR
na LITERATURA POPULAR PORTUGUESA

por JORAGA o acrónimo de JOsé RAbaça GAspar e outros mais de 1001 deNÓMIOS...

contacto © joraga ®

LLL in MGiacometti

CONTOS & LENDAS

Serra da Estrela

ALENTEJO
uma TEIA infindável de Contos & Lendas

 

15 - JRGaspar
3 Trilogias relacionadas com o Alentejo, publicadas e
1 Trilogia de inéditos e sugestões de José Rabaça Gaspar
Vice-Presidente para a Área cultural

ALMA ALENTEJANA – área de Estudos sobre o Alentejo.

LISTA DE AUTORES E OBRAS - notas

 

CONTOS E LENDAS DO ALENTEJO em Diversas Obras e Autores, para estimular a recolha, estudo e divulgação dos Valores Culturais do ALENTEJO –

15 - TRILOGIAS publicadas e inéditas de José rabaça Gaspar

15 -01 – JRGaspar – A MAR  

  1

A MAR - Como a água das fontes e dos rios, a VIDA, todas as VIDAS, correm sempre para O MAR… A MAR… AMAR… Nestes poemas com a influência de Camões, Torga e Borges, é proclamada a subversão: O MAR é A MAR!

 

 

 

15 -02 – JRGaspar – in A ILHA

  2

– Ilha do Pessegueiro – as LENDAS – enC(o)antadas em redondilhas, por José d’A MAR (denómio de José rabaça Gaspar), ed. eLibro, 2003 – com 80 páginas de redondilhas com lendas inventadas da Ilha do Pessegueiro…

 

 

15 -03 – JRGaspar – in A FEIRA

  3

José Penedo de Castro é um cigano andarilho de FEIRAS que tenta mostrar com palavras e imagens o movimento e o colorido destes centros de Encontros e desEncontros...
Publicou também, na mesma editora, como José d’A MAR – A MAR e A ILHA.

 

15 - 04–JRGaspar – A COBRA

  4

– Lenda/s de Beja – A Lenda do Touro e da cobra EMBALADAS & o ENCANTO das FONTES, por José Penedo (denómio de José Rabaça Gaspar) ed. eLibro, 2003, com 10 versões da Lenda do touro e da cobra, mais 5 lendas, em verso.

 

15 – 05 – JRGaspar – A SERPE

  5

– Serpa encantada em Lendas envolvidas por ANA o RIO, por José Penedo de Serpa (deNómio de José Rabaça Gaspar), ed. eLibro, 2004, com várias versões de Lendas de Serpa.

15 - 06 – JRGaspar – A MOURA

  6

– A MOURA AMOR A MORTE ou a Utopia da CONVIVÊNCIA IMPOSSÍVEL, José Penedo de Moura (deNómio de José rabaça Gaspar), ed. eLibro, 2004, 10 versões mais uma da Lenda da Moura salúquia inseridas posteriormente na obra da Moura Salúquia AMCM em 2005.

15 - 07 – JRGaspar – GRITOS NA SOLIDÃO

  7

– Décimas de Inocêncio de Brito, Poeta Popular de São Matias, Beja, por José Rabaça Gaspar e outros, ed. eLibro, Junho de 2006, Inocêncio de Brito —1853?-1938?— foi um notável Mestre na Arte de versar em Décimas “construindo” importantes temas com um profundo fundamento como a Morte, a Guerra, a Mulher… e a solidão do Alentejo…

15 - 08 – JRGaspar – POETAS POPULARES DO CONCELHO DE BEJA

  8

 

– organização de José Rabaça Gaspar, coord. Concelhia da Direcção Geral de Apoio e Extensão Educativa, Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja, Divisão Sócio-Cultural da Câmara Municipal de Beja. - Beja : Câmara Municipal, 1987 (1989). - 200 p. ; 27 cm BN L. 41152 V. BN L. 41152 V. BN L. 42799 V.

15 - 09 – JRGaspar – PRESÉPIO

  9

 

– Auto de Natal da Freguesia de São Matias – Beja, recolha e recriação de José Rabaça Gaspar e Casa do Povo de São Matias, publicado em parte na Revista Arquivo de Beja Vol. XV – série III – DEZ 2000, agora com 110 p. AUTO que tem sido representado desde tempos imemoriais pela POPULAÇÃO DA ALDEIA DE SÃO MATIAS, freguesia do Concelho de BEJA, com elementos para refazer um AUTO que julgamos adequado aos tempos de hoje, para um REGRESSO AO FUTURO.

- 1 TRILOGIA de inéditos:

15 - 10 – JRGaspar – LENDAS DE BEJA

  10

– O TOURO E A COBRA e Outras Lendas, recolha e inéditos de José Penedo (deNómio de José Rabaça Gaspar), vol. Inédito de 200 páginas com 10 versões da Lenda do Touro e da Cobra e outras Lendas…. À disposição para pedido no recanto das letras LENDAS DE BEJA – O TOURO E A COBRA E OUTRAS LENDAS E MITOS, JRG, com o deNómio de José Penedo, conta e/ou reconta Lendas de Beja – o Touro e a Cobra e outras lendas e mitos – que se pode OUVER na voz do Povo e nas Letras das Estrelas. Em Word e PDF – 314 e 436 páginas – em estudo para tentar publicação em formato de papel a pedido… Mas que, desde já, pode ser enviado pelo autor…

15 - 11 – JRGaspar – CANTES AO MENINO

  11

– Natal, Janeiras, Boas Festas e Reis, uma recolha de José Rabaça Gaspar, – (68 páginas) (Uma recolha (72 registos) de um TESOURO invulgar e precioso do Cancioneiro Religioso Popular do Alentejo, com uma originalidade, riqueza melódica e variedade espantosas que tem qualquer coisa de diferente em cada terra… em cada zona… quase em cada monte… Este trabalho parte de uma listagem e recolha de letras enviadas por FaiAlentejo, de José Francisco Pereira, e Lugar ao Sul de Rafael Correia, recorrendo depois a diversa bibliografia ali indicada, completada com as gravações de Manual Aleixo de S. Matias Beja.

15 - 12 – JRGaspar – A Condessinha de Aragão

  12

Ano: 2008 - Tamanho: 792 KB - Formato: PDF

A CONDESSINHA de ARAGÃO Breve nota inicial A CONDESSINHA de ARAGÃO, que terá nascido de um RIMANCE medieval, aparece-nos em diversas versões que vão de um simples jogo a uma dança, teatro… versado e musicado de diferentes maneiras… Parece que terá sido adoptado como tradição popular, em diversas regiões, para celebrar diversas festas ou celebrações cíclicas ao longo de um calendário marcado pelas estações ou festas, como o São Martinho, Carnaval ou relacionada com as festas locais… Atrevo-me a apresentar aqui uma série de recolhas e uma adaptação feita por mim pois me pareceu que assim se adaptaria melhor ao jogo das «escolhas» de cada uma das filhas da Condessa e a desafiar a perenidade e criatividade dos mais ousados do que eu.

15 - 13 – JRGaspar – NATAL NA COMUNIDADE e ESCOLAs

  13

– Recolha de Poemas e Canções para a época do NATAL… 78 Páginas, 1986…

 

  14

Baseado no primeiro Auto de Gil Vicente, o AUTO da VISITAÇÃO, uma reprodução e um reCRI(E)AÇÃO…

 

Revista Arquivo de Beja

Jornal - Serpa Informação

Jornal - Terras do Cante

Jornal da Confraria do Pão
Há tanta Ideia Perdida

Ver ainda trabalhos publicados

in Revista Arquivo de Beja: O Touro e a Cobra, IAC/D, Décimas, Moura, Gritos, Presépio; …

in SERPA INFORMAÇÃO: Serpa enCANTADA em LENDAS;

in Jornal Jornal Terras do CANTE: IAC/D e Deixando Deixas – DÉCIMAS;

in Jornal HÁ TANTA IDEIA PERDIDA, da Confraria do Pão: Deixando Deixas, com Décimas estudos e reflexões…

 BIBLIOGRAFIA – pode ver a vasta bibliografia em www.joraga.net :

CONTOS & LENDAShttp://www.joraga.net/contos/pags/7bibliografia.htm

 

E-Mail: joraga@netcabo.pt e joraga@netc.pt
pelo telefone 212553223 ou pelos Telmv. 919777714 e 91 763 25 24
e pelo CORREIO: Avenida Amélia Rey Colaço, 5, r/c Esqº - 2855-500 CORROIOS.
visite ainda a minha TEIA na REDE além de joroga.net - joraga/alice/osrabaca/serradaesrela/gilvicente/cart2326/

Compatível com IE/Netscape na resolução 800x600
Joraga 2000 em viagem