GENTE DE MANTEIGAS


contacto © joraga ®.

Afinal quem é
PAULO LUÍS MARTINS?

Gente de Manteigas in G+, de José Paiva Tacanho

FIGURAS HISTÓRICAS
de MANTEIGAS in «ANTOLOGIA»,
de José Lucas Baptista Duarte
1985
PRESIDENTES de CÂMARA
de 1910 a 2017 e AQUI
AUTORES e LIVROS e AQUI
de Gente de Manteigas
in TOPONIMIA, e AQUI
de José David Lucas Batista
in CONTOS SERRANOS,
de Dr. João Isabel e AQUI
in POIOS e PROSA
de António Leitão (PDF?)
in AQUELE PROFUNDO VALE, de José Cleto Estrela e AQUI


Dr. FERNANDO SARAIVA

?
?

FERNANDO SARAIVA FRAGOSO de VASCONCELLOS

in ANTOLOGIA I - Depoimentos histórico-Etnográficos sobre MANTEIGAS e SAMEIRO, de José Lucas Baptista Duarte, 2ª ed., Câmara Municipal de Manteigas, 1985. pp. 105 - 106.

«"Era filho do Dr. Fernando José Saraiva e de sua mulher Ana Maria Soares de Oliveira Vasconcelos, e pode afirmar-se afoitamente que, tanto pela sua inteligência, como pelo seu amor à Pátria, foi um verdadeiro representante das virtudes que em vida deram honra ao seu ilustre progenitor.

Como seu irmão Dr. João Teodoro, o primogénito, foi desembargador, sendo notória a sua fama como jurisconsulto.

Ainda estudante de preparatórios, e mais tarde como universitário, revelou-se de tal forma pelo fulgor da sua inteligência e pelo amor ao trabalho, que pouco depois da conclusão do seu curso era nomeado professor do Colégio de S. Pedro, anexo a Universidade de Coimbra, donde transitou, mais tarde, para o alto cargo de primeiro lente de cânones daquela Universidade.

O Dr. Fernando Saraiva foi o instituidor da capela de S. Fernando, na Quinta de Siqueiros, para o que conseguiu a necessária anuência de seu irmão mais velho, senhor do vínculo deste nome.

Quando se realizou o "Corpo Militar Académico" para dar combate às tropas napoleónicas, invasoras de Portugal, foi nomeado segundo comandante deste Batalhão de "elite" e promovido ao posto de Tenente-Coronel. Porém, em breve atingiu o posto de Coronel e comandante do referido Corpo Militar, fazendo toda a campanha do ano 1809.

O seu comando foi notável, o que levou o coronel inglês Nicolau Trant a classificar de "digno Chefe" o comandante Fernando Saraiva, ao fazer referência, no seu relatório, aos serviços prestados pelo Corpo Académico na defesa do Vouga.

Em 14 de Julho de.1811 já este ilustre Manteiguense havia falecido, como afirma o referido oficial inglês em carta dirigida ao Vice-Reitor da Universidade. '

No arquivo da Universidade de Coimbra encontram-se e podem ser consultadas as "Memórias do Corpo Militar Académico que deixou por sua própria letra o desembargador Fernando Saraiva Fragoso de Vasconcelos, primeiro lente da Faculdade de Cânones na Universidade de Coimbra, e Comandante do dito Corpo na ausência do seu chefe o Vice-Reitor, Dr. Manuel Pais de Aragão Trigôso".

Estas "Memórias" foram um precioso auxiliar para que o Senhor Fernando Barreiros pudesse escrever o interessante livro "Notícia Histórica do Corpo Militar Académico de Coimbra", destinado ao Concurso Literário do 1.° Centenário da Guerra Peninsular.

Manteigas foi o ninho desta verdadeira Águia da Serra que, como Professor e como Militar, soube tão galhardamente honrar o nome da sua terra natal.

O Dr. Fernando Saraiva foi professor e comandante de outros Manteiguenses ilustres que deixaram o seu nome dignificado nas páginas da nossa história pátria"

Do E.B. N.º 72 (29-1-1933)


Notas sobre o BATALHÃO ACADÉMICO de1808:

Ver Também:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalh%C3%A3o_Acad%C3%A9mico

«Essa força tomou parte na: Guarnição da cidade de Coimbra, sob o comando de José Bonifácio de Andrade e Silva e Fernando Saraiva Fragoso de Vasconcelos;
Operações militares em Leiria, Pombal e Nazaré, sob o comando do Tenente-coronel Engenheiro e Lente de Matemática, Tristão Álvares da Costa Silveira;
Recuperação da cidade do Porto (Maio de 1809).»

http://www.uc.pt/auc/actividades/ficheiros/Batalhao_academico1808

https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/1995/1/Disserta20Mestrado20Morais.pdf

joraga@netcabo.pt e joraga200@gmail.com ou zeraga@gmail.com

Compatível com IE/Netscape na resolução 800x600
aminhaTEIAnaREDE www.joraga.nethttp://museuvirtual.activa-manteigas.com/index.php/places/patrimonio-arqueologico/casa-das-obras/