GENTE DE MANTEIGAS


contacto © joraga ®.

Afinal quem é
PAULO LUÍS MARTINS?

Gente de Manteigas in G+, de José Paiva Tacanho

FIGURAS HISTÓRICAS
de MANTEIGAS in «ANTOLOGIA»,
de José Lucas Baptista Duarte
1985
PRESIDENTES de CÂMARA
de 1910 a 2017 e AQUI
AUTORES e LIVROS e AQUI
de Gente de Manteigas
in TOPONIMIA, e AQUI
de José David Lucas Batista
in CONTOS SERRANOS,
de Dr. João Isabel e AQUI
in POIOS e PROSA
de António Leitão (PDF?)
in AQUELE PROFUNDO VALE, de José Cleto Estrela e AQUI

 

(publicada em 2017 04 04)

GRUPO DESPORTIVO AMIEIROS VERDES - 1974


Amieiros Verdes 1974 03 03
A equipa: Em cima: Manuel Rosendo (treinador), José Rosendo, Carlos Almeida, Cunha "capitão", Avelino, João Baptista e Jaime. Em baixo: Amaral, Tó Baptista, Quim Rosendo, João Matos, Vieira e "tio" Luís (massagista).


Carlos Almeida
Carlos Almeida
3 de Março de 2015
Manteigas - Amieiros Verdes - Faz hoje 41 anos que a equipa dos Amieiros Verdes de Manteigas conquistou o título de Campeão Distrital de Futebol da FNAT (actualmente, INATEL). Como terminámos o campeonato empatados com Figueira de Castelo Rodrigo, tivemos de disputar uma finalíssima. Foi no estádio municipal da Guarda. Nesse dia Manteigas deslocou-se, em peso, à Guarda para apoiar a equipa. A Rádio Altitude fez o relato deste jogo, em directo. Ganhámos por 1-0 com golo do Quim "Rosendo". Voltaríamos a triunfar no ano seguinte.
Seis fotografias: As três primeiras relativas a 3 de Março de 1974. a quarta relativa à entrega de medalhas do campeonato de 1974/75 e, por fim, as duas medalhas (frente e verso) que guardo com carinho.
A equipa: Em cima: Manuel Rosendo (treinador), José Rosendo, Carlos Almeida, Cunha "capitão", Avelino, João Baptista e Jaime. Em baixo: Amaral, Tó Baptista, Quim Rosendo, João Matos, Vieira e "tio" Luís (massagista).
Outros jogadores de que me lembro: Tó Cleto (jogou nesse jogo, na 2.ª parte); Martiniano (estava lesionado e não pôde jogar);João Direito; José Luís Lameiras; Francisco Elvas; João Cunha Serra; dois guarda-redes Manuel e Jaime (não me lembro dos últimos nomes); Gulherme;...
Dos elementos que estão na fotografia da equipa já faleceram o Vieira e o "tio" Luís.
As duas primeiras fotografias foram tiradas por esse excelente fotógrafo que era o senhor João Leitão.

(publicada em 2017 04 03)

EQUIPA DE FUTEBOL
GRUPO DESPORTIVO AMIEIROS VERDES - 1960


Amieiros Verdes anos 60.
De Pé da esquerda para a direita. Mário Cabeladas, Henrique Bica, Ginja, Romeu, Toninho, Joaquim Ajé, Humberto Farenhote, Álvaro Leandro, José Pita, Rui Esteves, Joaquim Neves.

EQUIPA DE FUTEBOL - Clube Desportivo os Águias - 1950


Clube Desportivo os Águias.
De pé da esquerda para a direita. Joaquim da Alice, era o Treinador. Fernando Terrível, António Parrana, António Pelado, Álvaro Leandro, Joaquim Risca, Alberto Café, Mário Borrego, Manuel Bidom, Trique, Carlos Maçaroca, Marrã, Maximiliano Direito, Joaquim Neves. Ano 1950.

EQUIPA DE FUTEBOL da CASA do POVO
«OS LOBOS DA SERRA»
(ANOS 50 sec XX
?)


Antonio Massano diz:


 

 

«Homenageando a selecção de todos nós pelos resultados obtidos até hoje, felicitando-os pelo feito, lembrei-me de uma equipa formada nos anos quarenta ou cinquenta, que deu também muita alegria aos Manteiguenses apaixonados pelo futebol. Esta equipa foi formada se não me engano, quando do arranjo final do campo de S. Sebastião e que na altura representava a Casa do Povo de Manteigas e era conhecida pelos lobos da Serra. Os craques desta equipa eram os irmãos Tacanho Saraiva, Licínio, Asdrubal ? (Aníbal) que eram os homens dos golos e na defesa o Maurício. Os outros bons jogadores mas que só com a ajuda de alguém desse tempo poderemos descortinar os seus nomes. No entanto vou tentar reconhecer os seus nome. Fila de pé, Romeu, Ideia, Alberto Polainas, Mauricio, (....) Joaquim d'Alice (guarda redes),
Em baixo: Ideia (irmão) ?, Mauricio, Asdrubal (Aníbal), Licínio, Plácido (?) e Espanhol. Se estiver errado, alguém que corrija.»

José Morais: «O guardes redes Joaquim da Alice, irmão Sr. José da Alice, Maurício filho do senhor Alfredo tem cor Africano Licínio e Saraiva ,Álvaro Plácido, Espanhol, Hideia Cunhado do Luciano que vive na Sr. dos Verdes. Um filho do Sr António Poleinas não o Carlos um que foi para África também o Marrã e penso que lá estará um dos irmãos Pitas. Infelizmente parte deles já falecidos. Que Deus os já tenha em descanso à espera da gente.»

Henrique Morais: «Vamos lá ver se eu dou uma pista mais concreta:
de cima para baixo e começando do lado direito. Joaquim da Alice; .....?....;Maurício que se a memória não me atraiçoa os pais moravam a seguir ao passadiço e a mãe era professora ......; Alberto Poleinas que foi para o Brasil; Ideia irmão do cunhado do Luciano, que também foi para o Brasil; e penso que o Romeu ou um dos POMBOS;
na parte de baixo Ideia, casado com a prima Ester e cunhado do Luciano que foi para o Brasil; Licínio; Asdrubal; Álvaro Plácido e o Espanhol irmão da mulher do José Viúvo irmão do Joaquim Neves. há pelo menos dois que tenho algumas reservas mas o Joaquim Neves podia dar algumas pistas. Poderá também nas dúvidas que tenho haver algum dos Pitas. Nunca o Marrã que apareceu mais tarde. Gostaria que aparecesse alguém com memória e informasse.»


in http://historiascc.com/index.php?option=com_content&view=frontpage&Itemid=
1&limitstart=245

«Aníbal Tacanho Saraiva, natural de Manteigas, iniciou a prática de futebol nos escalões jovens do Casa Pia AC, passando depois, e já a nível sénior, pela Académica de Coimbra e pela União da Guarda, até ingressar no Sporting da Covilhã na temporada 1951/1952. Aníbal Tacanho Saraiva envergou a camisola serrana até 1957, vivendo por dentro alguns dos maiores sucessos do nosso clube, como o 5º lugar alcançado na 1ª Divisão Nacional em 1955/1956 e a presença na Final da Taça de Portugal em 1956/1957. Aníbal Tacanho Saraiva jogava preferencialmente a defesa direito, mas também desempenhava funções no meio campo e nos extremos, destacando-se pela rapidez das suas desmarcações e pela capacidade técnica diante dos adversários. Contudo, não foi somente como jogador que Aníbal Tacanho Saraiva entra na história do nosso clube, visto que, posteriormente, foi director do emblema serrano durante vários anos, acompanhando a equipa nas mais diversas deslocações. Que outras recordações existem de Aníbal Tacanho Saraiva?»

http://entre-as-brumas-da-memoria.blogspot.pt/2011_05_01_archive.html
em 2011 05 05

«Aníbal Tacanho Saraiva, que esteve como suplente na final da Taça de Portugal, no Jamor, entre o SCC e o Benfica, em 2 de Junho de 1957, faleceu há poucos dias (2011 05), ficando cada vez mais reduzido o número dos vivos dos grandes feitos d'outrora.»


EQUIPA DE FUTEBOL - MATOS CUNHA - anos 1950?


Grupo de futebol de Matos Cunha.
Da esquerda para a direita de pé:
José Viúvo, Joaquim Amaral, Joaquim Ajé, José Serrador, Joaquim Espinho, Joaquim Garra, Joaquim Neves,
À frente: Marrã, Carlos Maçaroca, Álvaro Plácido. Álvaro Leandro, João Pita.

(publicada em 2017 03 10)
EQUIPA DE HOQUEI em PATINS 1954


Escreveu Antonio Massano no FB, onde apareceu esta fotografia:
Esta equipa foi a primeira com quem joguei ainda algumas vezes.
O treinador era o Pais,
segue-se: o Rui de Carvalho, Eduardo Melo Lucas Coelho, Aguinaldo Leitão;
em baixo: Afonso Pereira, Elísio Rabaça Gaspar, "Ajé?" e José Massano Duarte Serra
.

Há mais comentários que divulgaremos em breve e quem tiver mais dados e/ou sugestões pode enviar por um dos endereços em baixo...

joraga@netcabo.pt e joraga200@gmail.com ou zeraga@gmail.com

Compatível com IE/Netscape na resolução 800x600
aminhaTEIAnaREDE www.joraga.nethttp://museuvirtual.activa-manteigas.com/index.php/places/patrimonio-arqueologico/casa-das-obras/