INOCÊNCIO de BRITO

Poeta Popular de S. Matias, Beja, MESTRE em DÉCIMAS e QUADRAS

in joraga.net - aminhaTEIAinterminávelnaREDEilimitada

contacto © joraga ®

3.
QUADRAS
& curtas estórias
Dados Biográficos de
Inocêncio de Brito & Família
 

Os DADOS incompletos acima a respeito de Inocêncio de Brito, foram corrigidos a baixo, devido ao generoso contributo do Dr. José António Cabrita, fornecidos em Junho de 2008, após consulta no Arquivo Municipal de Beja.

Ver, em baixo, (Páginas Extra) a súmula de elementos biográficos relativos a Inocêncio de Brito e a cópia das respectivas certidões.


António Paulino de Brito, 91 anos, (1998), segundo a Família, o neto mais parecido com o Avô


Os netos: Clara de Brito e o irmão António Paulino de Brito


Esposa de António Paulino de Brito e sua irmã Clara

Dados Biográficos de
Inocêncio de Brito

Dados Biográficos de Inocêncio de Brito, família, trabalho e zonas por onde andou... (Foto?), desenho reconstituído a partir das descrições feitas pela família???
Os Livros Paroquiais que poderiam ter o registo do nascimento, estão entre o número daqueles que arderam no incêndio da Câmara que teria ocorrido em 23 de Julho de 1946 (Ver e confirmar...) Onde foi sepultado? E o registo do óbito?
A família e pessoas conhecidas que contribuíram para a elaboração desta recolha e deste estudo...
A assinatura de um dos manuscritos
Uma nota incompleta feita aos 85 anos, provavelmente em 1938.
Dados Biográficos (possíveis):

Nome completo: Inocêncio de Brito

Data de Nascimento: 10 / Maio / 1854;

Baptizado: 21 de Maio de 1854;

Casamento: 26 de Maio de 1878, com Mariana Rosalina, também conhecda como Mariana Fialho, que faleceu 17 anos do marido, em 5 de Abril de 1922, com 70 anos de idade.

faleceu em 30 / Dezembro / 1938, com 85 anos.

Naturalidade: S. Matias, Beja

Filho de António do Monte de Brito ou só António do Monte

e de Paulina de Brito

Casado com Mariana Rosalina Fialho

Filhos: 1. Maria de Brito que teve 5 filhos
2. António Paulino de Brito que teve 2 filhos
3. Mariana Teresa de Brito que teve 5 filhos
4. Francisco José de Brito que teve 2 filhos
5. Leonor de Brito que teve 4 filhos
6. Manuel António de Brito que teve 1 filha
7. Paulina de Brito que teve 7 filhos
Netos: Dos netos e Bisnetos conseguimos uma lista provisória de:

1. António Paulino de Brito, de 91 anos, (1998) morador em S. Matias
2. Maria Clara de Brito
3. Inocêncio de Brito Ruaz
4. Mariana Fialho
5. João Paulino
6. José da Rosa Fialho
7. António José Fialho
8. Francisco
9. António
10. José
11. Mariana
12. Henrique
13. José (Pato)
14. Francisco
15. João
16. Manuel
17. Francisco António de Brito
18. José Fialho
19. Joana
20. Delmira
21. José
22. Maria
23. Manuel
24. Maria
25. António

Súmula de elementos biográficos relativos a Inocêncio de Brito e a cópia das respectivas certidões, gentilmente fornecidas pelo Dr. José António Cabrita, fornecidas em Junho de 2008

PÁGINAS EXTRA com certidões de 2008, por J. A. Cabrita
(Devido a documentação encontrada pelo Dr. José António Cabrita)

Nota final a reparar falhas na investigação, fornecidas em Julho de 2008, pela pesquisa do Dr. José António Cabrita, que realiza um trabalho sobre uma Família de São Matias.
Cópia de mensagem De: José António Cabrita Data: 28-07-2008 14:53:48 Para: José Rabaça Gaspar Assunto: Inocêncio de Brito.


Sr. Professor José Rabaça Gaspar,

Tal como combinámos, aí vai uma súmula dos elementos biográficos que pude apurar, relativos ao poeta Inocêncio de Brito:

1) Inocêncio foi baptizado no dia 21 de Maio de 1854, na Igreja Paroquial de São Matias, pelo Pároco José Anacleto da Costa. Deve ter nascido a 10 do mesmo mês e ano, mas, ao assento, ficou a faltar a palavra "nascido", comum nos outros assentos adjacentes. Foi o segundo filho, primeiro do nome, do pai, registado como António José, e da mãe, como Paulina Rosa, todos naturais da freguesia de São Matias. De São Matias eram também os avós paternos, João José e Ana do Sacramento, com estes nomes os aponta o registo. Os avós maternos, descritos como António Paulino e Teresa Baptista, eram igualmente de São Matias. Os padrinhos foram Inocêncio das Dores e Brázia Maria.

2) Inocêncio de Brito e Mariana Rosalina casaram na Igreja Paroquial de São Matias, no dia 26 de Maio de 1878, num acto presidido pelo Pároco José Francisco Neves. Refere o registo que Ino-cêncio tinha 24 anos, era solteiro, trabalhador e morador na freguesia de São Matias, e os pais, tal como no documento do seu baptismo, são assentes como António José e Paulina Rosa. Maria-na tinha 23 anos, era solteira, natural e moradora na mesma freguesia. E era filha de José Fialho e de Rosalina Maria, esta, já falecida. As testemunhas da cerimónia foram José de Brito, casado e seareiro e Manuel António Guiomar, igualmente casado e seareiro, ambos moradores na aldeia de São Matias. Inocêncio de Brito, como uma caligrafia muito elegante, assina o registo do seu casamento.

3) Inocêncio de Brito, faleceu no dia 30 de Dezembro de 1938, numa casa da Rua da Apariça, em São Matias, aos 85 anos de idade. Contudo, no assento do seu óbito, o pai é apontado com o nome de António do Monte e a mãe, com o de Paulina de Brito. Quando faleceu, Inocêncio de Brito, era já viúvo de Mariana Fialho, que, refere o documento, havia falecido há dezassete anos. Inocêncio, não deixou bens, nem fez testamento e foi sepultado no cemitério de São Matias.

4) Mariana Fialho faleceu no dia 5 de Abril de 1922. A falecida, certifica o assento de óbito, era casada com Inocêncio de Brito, de 70 anos, trabalhador, natural de São Matias. Contudo, o refe-rido documento, designa a falecida com o nome de Maria Fialho. Quando faleceu, numa casa da Rua Nova, onde residia, em São Matias, tinha também 70 anos de idade. O registo confirma que era filha de José Fialho e de Rosalina Maria, ambos já falecidos. Assim como aponta que deixou bens, mas não fez testamento.

Como pode ver, senhor Professor, não disponho do registo de nascimento de Mariana. Mas não parece nada difícil consegui-lo, junto do Arquivo Distrital de Beja, se tal interessar às suas pes-quisas.

Vou procurar, ainda hoje, tal como também prometi na nossa conversa telefónica de há pouco, enviar-lhe, por correio, as cópias dos registos que sustentam a informação que, ora, lhe estou a remeter.

Queira aceitar, senhor Professor, os cordiais cumprimentos do

José António Cabrita

Inocêncio foi baptizado no dia 21 de Maio de 1854 (deduzindo que terá nascido no dia 10 de Maio de 1854)
(ver no final da fotocópia e 2ª - o resto da página referem outros nomes e casos... por exemplo um baptizado em casa por perigo de morte...)


Inocêncio de Brito e Mariana Rosalina casaram na Igreja Paroquial de São Matias, no dia 26 de Maio de 1878

Inocêncio de Brito, faleceu no dia 30 de Dezembro de 1938

Mariana Fialho faleceu no dia 5 de Abril de 1922

 

E-Mail: joraga@netcabo.pt e joraga@netc.pt
pelo Tel 212 553 223 ou pelos Tlm 917 632 524
e pelo CORREIO: Rua Almada Negreiros, 48 - 2855-405 CORROIOS.
visite ainda a minha TEIA na REDE além de joroga.net - joraga/alice/osrabaca/serradaesrela/gilvicente/cart2326/

Compatível com IE/Netscape na resolução 800x600
Joraga 2000 em viagem